Pesquisas têm demonstrado que o cannabidiol (CBD), um componente obtido a partir no extrato da planta da cannabis, atua como agente ansiolítico. O seu uso potencial no tratamento da ansiedade têm despertado o interesse da comunidade médica como uma alternativa aos medicamentos convencionais, como os fármacos benzodiazepínicos, pois diferente destes, o CBD não traz dependência química e apresenta poucos efeitos colaterais associados.
veja abaixo alguns estudos científicos que abordam essa temática:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20829306
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmid/34387679/
A Síndrome de Lennox-Gastaut é uma forma rara e grave de encefalopatia epiléptica, e frequentemente apresenta resistência ao tratamento com os medicamentos disponíveis. A dificuldade no tratamento desta patologia levou um grupo de pesquisadores a investigar o efeito anticonvulsivo do óleo de cannabidiol como terapia complementar. Os resultados deste estudo indicou uma redução média de 43% nos eventos convulsivos mensais.
Veja abaixo este estudo na integra.
https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0140-6736(18)30136-3
Alguns estudos tem demonstrado que o uso de medicamentos a base de opinoides, os mais comuns entre os fármacos convencionais para o tratamento da dor, tem sido substituídos pela terapia canabica com eficácia comprovada no tratamento de dores crônicas em adultos. Uma pesquisa realizada em um grupo de mulheres com idade média de 52 anos indicou que o uso da cannabis medicinal proporcionou uma redução de 78% na dosagem média de morfina, e um aumento de qualidade de vida ao longo de 6 meses.
Veja este estudo na íntegra
Em um estudo recente, pesquisadores identificaram a ação do ácido tetra hidrocanabinólico (Δ 9 -THCA-A) na atividade antiartite, indicando um potencial importante da terapia cannabica no tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide.
Veja o estudo na íntegra.